terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Muro de Berlim existe para os ocidentais?

Em primeiro lugar quero deixar claro que países de leste para mim são aqueles que estavam para lá do Muro de Berlim antes de 1989.
A Rússia é um país de leste e ganhou o Festival Eurovisão da Canção. A Polónia é um país de leste e ganhou o Festival Eurovisão da Dança. A Geórgia é um país de leste e ganhou o Festival Eurovisão da Canção Junior. Todos estes países que mencionei pertencem ao mesmo grupo e, apesar de se ouvir que as vitórias se devem ao tradicional bloco de leste, que votam um nos outros, penso que isso não seja tão real como parece.

Vejamos o quão diferente é um "Festival da Canção" português do "Festival da Canção" de um país de Leste. A Rússia fez uma final nacional, tal como Portugal. E, apesar desta semelhança, é impossível encontrar mais. Para começar vejam os vídeos de Dima Bilan e de Vânia Fernandes e vejam se só por si não encontram as disparidades!

         

Vou começar por falar no público. Aqui, em Portugal, temos um público muito selecto, vestido a rigor. Homens de smoking, ou de fato, e mulheres de vestido de noite. Não me parece mal, mas num Festival da Canção que se quer actual, isto parece dos longínquos anos 70!

Agora debrucem-se sobre a actuação do vencedor do ESC 2008, observem as bandeiras da Rússia, os cartazes de apoio, os gritos, que embora histéricos, fazem parte do espectáculo.
Outro aspecto que se pode salientar é a diferença que existe quando comparamos os meios técnicos usados. Em Portugal, é cantar a música naqueles três minutos sem muita preocupação de uso de pirotecnia, máquinas de vento ou coreografia. Se olharmos lá para fora vemos a preocupação que existe em se apresentarem da melhor forma na Final Nacional.

Mas não me fico por aqui, posso falar da preocupação que existe em toda a preparação para o Festival e para o ESC. Os cantores assim que ganham a Final Nacional, ou mesmo os que se ficam pelo caminho, estão logo de seguida a lançar CD's e, em Portugal, são esquecidos. E aqui a culpa é nossa, que preferimos ouvir "pimba" inglês do que "pimba" português para depois dizemos que não somos "pimbalhões"!

E vejam bem outro pormenor. Este ano a representante turca já foi à final nacional maltesa, e há-de aparecer em mais algumas, isto se não se estiver a promover na própria Turquia, passando por imensos programas de TV turcos. E a portuguesa? Só irá sair de Portugal para viajar para a Rússia, pois o mais certo é não se acreditar numa saída para promover a música pela Europa (se também não se promove no próprio país).

Acho que ficava aqui mais algum tempo a enumerar várias diferenças que fazem as músicas dos países de leste levem a melhor sobre os ocidentais. Mas deixo-vos apenas com uma pergunta: Já tentaram traduzir músicas como "My Number One", "Show Me Your Love" ou "Shady Lady"?

0 comentários: