segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Opinião: Eurovisión 2009: El Fiasco

Começou ontem a final nacional espanhola, aguardada com grande interesse, por im. Como todos os anos, ligo a minha televisão na TVE 1, sorte de quem vive perto das fronteiras, e às 21h30 espero que comece. São 21h40 e ainda nada começou. Passados mais cinco minutos, eis que o directo começa. O co-apresentador, Miguel Serrano, anuncia o início da selecção nacional espanhola. A primeira surpresa é a chegada da apresentadora, Alaska, vocalista do grupo Fangoria, numa carruagem.

Entra Alaska no palco, pequeno e com pinturas no tecto, e começam os "bons" planos da realização. E agora é falar, falar e falar, até que se lembram que é preciso escolher o quinto elemento (o quinto elemento do jurado). Aqui a minha grande dúvida: primeiro a TVE disse que este iria ser o mais votado no Myspace; no fim dessa votação, já disse que ia analisar os cinco mais votados e que na primeira gala ia apresentar o escolhido através dos outros quatro jurados; e não é que na própria gala lembram-se que o público pode votar e, juntamente com o júri, num sistema de 50/50 (a TVE a encher os bolsos com o dinheiro das chamadas), escolherem o tal quinto elemento. E aqui o primeiro grande momento da noite: um trambolhão palco abaixo de um dos candidatos a jurado. Grande momento. Grande pelo riso que provoca e grande pela atitude da apresentadora, exemplar!

Ah, já me esquecia, as canções! Sim, elas também estavam presentes nesta gala. Mas só uma hora depois da marcada para o início da gala é que elas começaram. Yulia, e o seu "Uh La La", começa a sua actuação, mas, passa-se ali qualquer coisa. Ela não se fazia ouvir. Isto, só uma "boa" realização podia fazer. No final dos três minutos: actuação estragada e a cara da moça russa completamente a demonstrar o seu desânimo. Na segunda música queria ver se havia o mesmo erro, mas não. Ora tivemos La Red de San Luís, depois Vicente Casal, e como se a gala já não estivesse fora de horas, intervalo demorado!

Volta a emissão e Noelia Cano sobe ao palco, com o título da canção mudado e com uma voz que deixava a desejar, e não me culpem os microfones nem a dança, simplesmente cantou mal naquele momento. Segue Carlos Ferrer, agente imobiliário, como estava sempre a frisar Miguel Serrano, o co-apresentador, para quem não se lembra. E vem a primeira grande actuação da noite, sem erros nem falhas, La La Love You é o nome do grupo, que se inspirou no "La La La" de Massiel. Vá, o que vem agora? Mais um intervalo!

Na volta, temos o segundo grande momento da noite, os Normativa Vigente cantam, cantam, cantam, cantam e a música não acaba. Pudera, apresentam uma música com 3'50'' e, quando José Luís Urribari lhes pergunta se sabem que a EBU só permite músicas com três minutos, um dos membros da banda diz que os deixaram cantar assim (TVE no seu melhor. Brilhante!). Seguiu-se Atalis, e os favoritos da noite entram em palco: Melody y Los Vivancos. E aqui temos mais uma "boa" realização e mais um grande momento.
-

A menina bem canta, mas não é ouvida, lá se interrompe a emissão e Alaska tem mais um óptimo sentido de oportunidade e desenrasca-se muito bem da situação. Mas já com o microfone de mão, ela não se consegue ouvir e diz bem alto durante o instrumental: "esa musica arriba, por favor". Pois, agora percebo porque ela estava a cantar também baixo. Tudo corre bem, e aqui têm a melhor actuação da noite, mesmo sem espaço no palco e com a mudança da coreografia em directo. Mas agora, é a vez dos jurados falarem com o grupo. E aqui um momento daqueles que deixa qualquer um de boca aberta. Um dos membros do jurado diz isto: " 'Los Vivancos' são sete irmãos, aqui só se apresentaram cinco. Mas se ganharem e forem até Moscovo, vão estar os sete em palco, certo?" Eu não comento mais nada! Depois disto, vejam a preparação de um jurado que, segundo a TVE, deve perceber de Eurovisão como ninguém. Já me esquecia, mas houve ainda mais uma música.

Imaginem, outro intervalo. Na volta escolheu-se o último membro do júri, o tal quinto elemento. E sabem quem foi o escolhido? Victor Escudero. São 00h05 quando abrem as linhas para começarem a votar nas canções. Lembram-se que "Eurovisión 2009: El Retorno" já tinha começado às 21h45? E daqui até ao anúncio dos finalistas tivemos 2 intervalos e um júri que não sabia muito bem como responder a Alaska e às suas questões sobre Eurovisão. Sim, porque notou-se que ela estudou para estar ali e não dar gaffes!
.
Melody y Los Vivancos, La La Love You e Noelia Cano ganharam o passaporte para a final e Gran Baobad vai esperar para saber se é ou não o melhor quarto lugar, das três galas. Na minha opinião, eu tirava a Noelia Cano da final e fazia passar Yulia. No que diz respeito ao 4º lugar: Normativa Vigente era a minha escolha.
.
Sim. É verdade. O programa acabou à 1h18, quando estava previsto acabar à meia noite. Como vêem o nosso "Festival da Canção", apesar dos seus defeitos, parece-me ser melhor do que isto.

0 comentários: