domingo, 16 de março de 2008

Festival da Canção em defesa da cultura portuguesa

Realizou-se no passado dia 9 de Março a 44ª edição do Festival RTP da Canção. Apresentado por Sílvia Alberto, transmitido pela RTP, RTP Internacional, RTP África e RTP Mobile e marcado pela presença de muitos dos ex-concorrentes da Operação Triunfo, o Festival permitiu, uma vez mais, que durante algumas horas, os portugueses assistissem a um evento musical de alta qualidade.

Contando com a participação de dez produtores convidados e de vozes como Marco Rodrigues, Carluz Belo, Big Hit, Lisboa Não Sejas Francesa, Vânia Fernandes, Vanessa Marques, Ricardo Soler, Alex Smith, Tucha e Blá Blá Blá, o FC encheu o Teatro Camões, em Lisboa, de canções originais de entre as quais se sagrou vencedora "Senhora do Mar", canção interpretada pela vencedora da última edição da OT, Vânia Fernandes, escrita por Carlos Coelho e composta pelo croata Andrej Babić. Esta irá representar Portugal na segunda semi-final do Festival Eurovisão da Canção, a realizar no dia 22 de Maio em Belgrado.

Apesar de ser um espectáculo com grande qualidade e de ser o ponto de partida para a decisão relativamente ao tema que nos irá representar num concurso a nível europeu, há que referir que foi fracamente mediatizado, o que poderá ser um factor para que o impacto do festival tenha decrescido ao longo dos anos.

É ainda de salientar que, em dias como os de hoje, nos quais raramente se valoriza a cultura nacional, o Festival da Canção nos remete para o que de melhor se produz em Portugal, sendo que, além de todas as músicas serem interpretadas na nossa língua oficial, o sentimento que nelas reside tem uma forte ligação às nossas raízes, focando temas muito relacionados com a nossa identidade nacional como o mar ou a saudade.

Embora só uma das dez canções apresentadas tenha lugar no ESC, a verdade é que todas elas tinham qualidade e guardavam em si a prova de que, embora pouco ou nada se invista na arte e na cultura, existe muito talento para ser divulgado em Portugal.

0 comentários: