domingo, 4 de outubro de 2009

Sentem-se e preparem-se: o ESC 2010 está a descolar

Parece que foi ontem que a Noruega teve o seu conto de fadas e conseguiu a vitória na Rússia. Mas o que está a acontecer é que vai já começar mais uma temporada do Festival Eurovisão da Canção, desta vez em Oslo. Vamos sair da época baixa da Eurovisão. Mas será assim tão baixa?

Todos os anos a televisão israelita, a IBA, diz que vai deixar de participar e de existir e a televisão da Macedónia está na bancarrota. Mas este ano não se ouviu uma coisa nem outra. Estranho? Não. É que este ano sim, houve polémica com os votos dos azeris nos vizinhos armenos (e tão amigos que eles são). Dá que pensar em que se transforma a Eurovisão quando a EBU se deixa intimidar por um país da Ásia. Nem uma sanção foi aplicada. Por quê? Se souberem digam, eu cá fico à espera de entender. É que, em vez disso, decidiram mudar as regras da Eurovisão.

Mas acho que também já ninguém se lembra que a EBU ficou de analisar o caso da Espanha, que é um BIG 4, que não passou nenhuma semifinal em directo. Pois é… Mais um país sem punição. E podia estar aqui e nunca mais me calar com o que se passa e tem passado a volta de estratégias.

Mas vamos ao futuro. Nesta época que se vai iniciar espera-se, quase de certeza, o habitual Festivali I Këngës, da Albânia, no Natal, as intermináveis semi-finais búlgaras e o habitual Festival da Canção em Portugal. Mas teremos também novidades: na Alemanha, com uma fórmula renovada, tentando copiar um estilo britânico que levou a popularizar Andrew Lloyd Webber. Ups… desculpem, enganei-me, a popularizar a Jade. Também vamos esperar para ver o que nos prepara Espanha este ano. Depois do MySpace fala-se do uso do Facebook… Em 2011 inventam que vão escolher a música através dos 140 caracteres do Twitter. Mas estou é curioso para ver o que nos reserva este ano a França depois da magnífica Patrícia Kaas ter impressionado em Moscovo. Por falar em Moscovo, e depois de terem levado a Anastasia Prihodko e de terem dito que não queriam ganhar dois anos consecutivos, será que irá a Rússia prepara um novo assalto ao pódio eurovisivo? Não me cheira (Mas eu não conto que a Rússia pague aos países para votarem nela).

Deixem-me também dizer que não é este ano que a Itália volta ao ESC. Estraguei-lhes uma boa notícia? Não fiquem tristes, aqui para nós que ninguém nos ouve, esse país não volta tão cedo. Mas não é o único. Liechtenstein também tem que esperar para poder pertencer a família. E claro que conforme a EBU está, mais depressa entra o Quirguistão ou o Kazaquistão para a Eurovisão. Não acham?

0 comentários: